Casos de câncer de próstata devem aumentar até 2040

Levantamento realizado pela Comissão Científica do respeitado periódico intitulado The Lancet apontou que o número de casos anuais do câncer de próstata deve dobrar em 2040, em relação aos números divulgados em 2020. O salto deve ser de 1,4 milhões para 2,9 milhões de casos. A projeção indica, ainda, que as mortes por ano devem aumentar 85% no período, um indicativo de que os programas de rastreio precisam ser intensificados.

O aumento no número de tumores de próstata é algo conhecidamente ligado ao envelhecimento da população masculina e ao aumento da expectativa de vida. Além disso, hábitos nocivos à saúde, tais como tabagismo, obesidade, sedentarismo e má alimentação contribuem para a proliferação das células cancerígenas, de acordo com os radio-oncologistas do Instituto Radion.

Sintomas
Os especialistas do Instituto Radion destacam que, entre os principais sintomas que podem ser indicativos da doença estão a dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen, dores pélvicas e nos ossos.

A boa notícia é que o diagnóstico precoce e o tratamento precoce podem salvar vidas. Neste cenário, a Radioterapia é uma das principais modalidades e tratamento para o câncer de próstata.

A Radioterapia
O Instituto Radion é um dos poucos centros do Brasil que possui todas as modalidades de tratamento para o câncer de próstata, como a Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe da Irradiação (IMRT), Arcoterapia Volumétrica com Modulação da Intensidade do Feixe de Irradiação (VMAT), Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), Radioterapia Estereotáxica Corpórea (SBRT).

A Braquiterapia (Radioterapia Interna) também estão na rotina do Instituto Radion. A terapêutica é dividida em Braquiterapia de baixa taxa de dose (LDR) e alta taxa de dose (HDR), o que possibilita individualizar o tratamento de cada paciente, oferecendo a melhor técnica para cada caso.

O Instituto Radion é um dos poucos serviços de Radioterapia no Brasil que possui o protocolo de tratamento curativo com HDR para os pacientes com câncer de próstata tratados e recidivados.

O Instituto Radion foi a primeira clínica no Brasil a implementar em sua rotina o Sistema de Planejamento Oncentra Prostate para HDR. Com poderosas ferramentas de planejamento adaptativo, é possível determinar a distribuição da dose em tempo real não apenas na próstata, mas também em órgãos de risco, como a uretra, a bexiga e o reto, destacam os radio-oncologistas do Radion.

Gostou do conteúdo? Então curta, comente e compartilhe. E se precisar agendar uma consulta conosco, entre em contato com o fone (41) 3012-2800.