Novembro Azul: mês trabalha com a conscientização da prevenção do câncer de próstata

Dados do INCA mostram que, se detectada precocemente, doença tem até 90% de chances de cura

O câncer de próstata é o de maior incidência entre os homens (se excluirmos o de pele não melanoma) e o segundo maior causador de mortes, atrás apenas dos tumores de pulmão. Para o triênio 2023-2025, segundo o INCA, 71.7 mil novos casos de câncer de próstata devem ser confirmados.

Diante dos dados alarmantes a campanha de novembro azul vem para informar e conscientizar os homens sobre sua saúde, incentivando-os aos exames de rotina, não apenas quando algo está errado. “O câncer de próstata é um dos melhores exemplos de que doenças, muitas vezes assintomáticas, podem ser diagnosticadas cedo e tratadas de forma mais efetiva. Durante todo o ano, especialmente em novembro, precisamos falar mais sobre o assunto e, acima de tudo, quebrar tabus em relação ao exame de toque retal, que é um dos métodos para o diagnóstico. Os homens precisam se cuidar mais, fazer o checkup frequentemente. O câncer de próstata, para se ter uma ideia, tem até 90% de chance de cura quando diagnosticado e tratado inicialmente”, comenta o Radio Oncologista – Dr. Carlos Pereira Neto – do RADION – clínica especializada em radioterapia que é referência nacional no tratamento de câncer.

A doença pode acometer homens de diferentes idades. No entanto, entre os fatores de risco estão a idade (o tumor é relativamente raro antes dos 50 anos), histórico familiar da mesma doença em pai, irmão ou tio, homens de raça negra e obesos. Já entre os sintomas de alteração na próstata estão dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen, dores pélvicas e nos ossos.

Exames de rotina

O diagnóstico precoce, pode ser feito pela dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) associado ao toque retal. Como é um câncer que não costuma apresentar sintomas no estágio inicial, a recomendação atual é que os homens com mais de 50 anos procurem um urologista, mesmo que não apresentem nenhum sintoma urinário. “Em casos de histórico familiar, indicamos o acompanhamento mais precoce, a partir dos 40”, complementa o médico e CEO do RADION.

Radioterapia

Uma das principais modalidades terapêuticas para o câncer de próstata é a radioterapia. A boa notícia é que o Instituto Radion, localizado em região central de Curitiba, é um dos poucos centros do Brasil que possui todas as modalidades de tratamento, como a radioterapia com modulação da intensidade do feixe da irradiação (IMRT), arcoterapia volumétrica com modulação da intensidade do feixe de irradiação (VMAT), radioterapia guiada por imagem (IGRT), radioterapia estereotáxica corpórea (SBRT), além de braquiterapia (radioterapia interna) de baixa e alta taxa de doses, o que possibilita individualizar o tratamento de cada paciente, oferecendo a melhor técnica para cada caso.

Falando um pouco sobre a braquiterapia de alta taxa de dose, o RADION foi a primeira clínica no Brasil a implementar em sua rotina o Sistema de Planejamento Oncentra Prostate para HDR. “Com poderosas ferramentas de planejamento adaptativo, é possível determinar a distribuição da dose em tempo real não apenas na próstata, mas também em órgãos de risco, como a uretra, a bexiga e o reto”, complementa o especialista em radioterapia.

O sistema garante perfeita integração entre imagens de ultrassom, planejamento do tratamento, implante das agulhas e entrega da dose, oferecendo um fluxo de trabalho genuíno em tempo real. Além disto, imagens sagitais instantâneas garantem a visualização ideal da próstata em todos os momentos e um poderoso planejamento adaptativo e avaliação com ferramentas automatizadas facilitam a criação rápida de planos altamente conformacionados.

Sobre o Radion

O Instituto Radion de Oncologia e Radioterapia alia a experiência dos seus profissionais com equipamentos de ponta. A tecnologia da clínica pertence a uma geração que é líder mundial em soluções e serviços inovadores de combate ao câncer, permitindo tratamentos com elevada exatidão e garantindo ao paciente a possibilidade de retomar mais rapidamente sua qualidade de vida. A cLínica conta com experientes profissionais e avançados equipamentos, além de uma moderna infraestrutura para oferecer não apenas a qualidade no tratamento que o paciente precisa, mas também o carinho e atenção que merecem diante de um momento tão delicado.

Site: https://institutoradion.com.br/
Instagram: @clinicaradion
Endereço: RUA EMÍLIO DE MENEZES, 905 | BOM RETIRO | CURITIBA | PR
Telefone: 41 3012-2800