Setembro Dourado: calendário médico alerta para a prevenção do câncer infanto-juvenil

O câncer infanto juvenil se manifesta do nascimento aos 19 anos de idade e entre os mais comuns estão as leucemias, tumores no sistema nervoso central e linfomas

O mês de setembro ganhou a cor dourada no calendário médico com uma importante finalidade: conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil. O movimento invade o país como sinal de alerta aos pais e sociedade para informar sobre a doença em busca da redução de casos avançados e, é claro, para salvar vidas.

O câncer infanto-juvanil, considerado a primeira causa de morte por doença entre esse público, se manifesta desde o nascimento aos 19 anos de idade. Entre os mais comuns estão as leucemias, tumores no SNC (Sistema Nervoso Central) e os linfomas. Dados do INCA mostram que cerca de 12.500 novos casos de câncer são estimados anualmente entre os menores de 19 anos.

BOX: também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

“Os sintomas do câncer em crianças são imprecisos e, em muitos casos, são comuns a doenças frequentes na pediatria. Por isso, nem sempre o médico pediatra tem informações clínicas suficientes para diagnosticar, em primeiro momento, uma doença tão grave. Por isso o acompanhamento clínico de uma criança, inclusive de uma criança 100% saudável, é muito importante”, fala Dr Carlos Neto, radio oncologista do Instituto Radion, clínica curitibana especializada em tratamento de radioterapia.

O câncer na infância é geralmente mais agressivo quando comparado aos tumores que atingem adultos. Apresenta particularidades por não estar associado a fatores de risco. Não se tem, portanto, uma causa ou efeito que permita falar em prevenção. A boa notícia, por outro lado, é que tumores infanto-juvenis apresentam elevada taxa de cura quando identificados e tratados precocemente.

Tratamento do câncer infanto-juvenil

A equipe do Instituto Radion de Oncologia reconhece que as melhores terapias possíveis no tratamento infanto-juvenil de tumores demandam abordagem em equipe, inovações tecnológicas personalizadas e precisas e suporte aos familiares. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Avançadas formas de radioterapia são bem aceitas por estes pacientes, porque não provocam dor. A radioterapia é sempre cuidadosamente planejada de modo a preservar tecidos saudáveis. Pode ser utilizada como tratamento principal ou tratamento adjuvante (após a cirurgia ou quimioterapia). Atua também como tratamento paliativo, para aliviar sintomas da doença.
E, além de tudo isso, no Radion os pacientes contam com corpo clínico altamente capacitado e tratamento individualizado e humanizado para atravessar esse momento delicado com muito acolhimento e respeito.