Agosto Dourado: Mês de Prevenção contra o Câncer de Pulmão

No mês de agosto, a atenção se volta para uma importante campanha de conscientização: o Agosto Dourado, dedicado à prevenção e combate ao câncer de pulmão. O objetivo dessa iniciativa é informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, sintomas, causas e tratamentos disponíveis para essa doença que afeta milhares de pessoas em todo o Brasil.

O câncer de pulmão é um dos tipos mais comuns de câncer no país. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que por ano, ocorrem mais de 30.000 novos casos de câncer de pulmão no Brasil, sendo responsável por cerca de 13% de todos os casos de câncer. Além disso, é a principal causa de morte por câncer em homens e a segunda em mulheres.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão estão o tabagismo, a exposição ao fumo passivo, a poluição atmosférica, a exposição a substâncias químicas e a predisposição genética. É importante ressaltar que o tabagismo é o fator de risco mais relevante, estando associado a aproximadamente 90% dos casos da doença.

Os sintomas do câncer de pulmão podem variar, sendo os mais comuns a tosse persistente, falta de ar, dor no peito, perda de peso, fadiga e presença de sangue no catarro. No entanto, é importante destacar que muitas vezes esses sintomas só aparecem em estágios avançados da doença, o que ressalta a importância do diagnóstico precoce.

O diagnóstico ainda em fase inicial é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento do câncer de pulmão. Quando detectado precocemente, as opções de tratamento, incluindo a radioterapia, podem ser mais eficazes. A radioterapia, aliás, é uma das principais modalidades terapêuticas no tratamento do câncer de pulmão e consiste na utilização de radiação de alta energia para destruir células cancerígenas, impedindo sua proliferação.

“A radioterapia pode ser utilizada como tratamento primário, em combinação com a cirurgia ou quimioterapia, ou para aliviar sintomas em estágios avançados da doença. Ela tem como objetivo reduzir o tamanho do tumor, controlar seu crescimento e aliviar os sintomas, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, afirma Dra. Maíra Neves, radio-oncologista do Instituto Radion – clínica em Curitiba que é referência nacional para o tratamento de radioterapia.

Durante o Agosto Dourado, é fundamental disseminar informações sobre o câncer de pulmão e incentivar a população a adotar hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, buscar ambientes livres de fumaça e realizar exames de rotina. Além disso, é fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos aos sinais e sintomas da doença para um diagnóstico precoce.