O câncer nos rins é um tipo relativamente comum de tumor. Afeta homens entre os 55 e 75 anos de idade. No Brasil, aparece como um dos 13 tipos de câncer mais incidentes, com quase 12 mil casos e mais de 4 mil mortes, de acordo com a OMS.
Estudos apontam que a desinformação sobre os sintomas e as causas do câncer renal e a ausência de um protocolo para rastreá-lo podem levar a um diagnóstico tardio.
A maior parte das pessoas diagnosticada com câncer renal acaba descobrindo o problema por acaso, por meio de ultrassom, tomografia ou outro exame de imagem, quando se está tentando rastrear outro tipo de doença. Procurar tratamento precoce aumenta as chances de cura.
Os principais sinais e sintomas da doença são presença de sangue na urina, dor constante no fundo das costas ou aumento da pressão arterial, inchaço ou massa na região abdominal, cansaço excessivo, perda de peso e febre baixa constantes. Aumento ou redução acentuada do número de eritrócitos (glóbulos vermelhos do sangue) também pode ser indício da doença.
São fatores de risco ao câncer renal o gênero, etnia, idade e histórico familiar (entre os não controláveis). E o tabagismo, obesidade, pressão alta e exposição a substâncias cancerígenas (entre os fatores considerados controláveis).