Setembro Verde – mês de conscientização do câncer colorretal

Estamos no Setembro Verde. E você sabe por que ele é importante? Porque destina-se à conscientização do câncer de intestino (ou câncer colorretal). A equipe do Instituto Radion de Oncologia e Radioterapia apoia esta causa.

Esse é o segundo tumor mais frequente entre mulheres (após o de mama) e o terceiro entre os homens (após os cânceres de próstata e pulmão). Ainda assim, podem ser evitados com hábitos de vida saudáveis. Estima-se, segundo o Inca, que ocorram 40 mil novos casos por ano da doença, com número de mortes aproximadamente de 20 mil.

Os principais fatores relacionados ao maior risco de uma pessoa desenvolver o câncer de intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, obesidade e alimentação não saudável (pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que não contenham fibras). Carnes processadas e a ingestão excessiva de carne vermelha também aumentam o risco para o tumor.

Tabagismo, alcoolismo, histórico familiar e o fato de a pessoa já ter contraído algum outro tipo de câncer devem ser levados em conta também. Doenças inflamatórias do intestino podem aumentar os riscos da doença também.

Os principais sinais e sintomas indicativos do câncer de intestino são: sangue nas fezes, alteração no hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes, tumoração (massa) abdominal.

Como esses sintomas confundem-se com os de outras doenças é muito importante a avaliação pelo oncologista, de acordo com a equipe do Instituto Radion. Eles lembram que a detecção precoce é de extrema importância ao tratamento. O diagnóstico se faz por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.